Dan Buettner, jornalista norte-americano que, a partir de 2003, liderou junto à National Geographic, demógrafos e cientistas, exploração em locais muito particulares que se destacam pela longevidade de seus habitantes: Ilhas Okinawa (Japão), Sardegna (Itália), Ikaria (Grécia), península Nikoya (Costa Rica), Loma Linda (Califórnia).
Pontos Positivos:
- Comunidade presente e atuante, círculos sociais, senso de pertencimento, vida social ativa, família próxima e com valorização dos idosos, voluntariado, religiosidade. Amigos certos por perto!
- Propósito (Ikigai em Okinawa / Plan de vida na Costa Rica)
- Atívidades físicas ao natural, diariamente (ir ao trabalho caminhando, cuidar de horta).
- Trabalhos com algum esforço físico.
- Alimentos não processados (de verdade) ou “feitas do zero” com ingredientes locais. Delicosamente natural e com alta densidade nutricional. Comer é mais um motivo para socializar. Restrição calórica involuntária.
- Ambiente saudável, limpo, com natureza, não estressante, não centrado em carros e passividade física.
Pontos que discordo:
- Dieta baseada em plantas (a melhor evidência atual mostra o quão saudável é comer carnes (peixes, gado, porco, frutos do mar, …),ovos, laticíneos integrais. Hong Kong, por exemplo tem a maior expectativa de vida do mundo, e um dos maiores consumos de carnes e obos do mundo também!
- Carboidratos: Os refinados (açúcares farináceos de qualquer forma, mesmo integrais) estão longe de serem saudáveis à qualquer ser humano. Obviamente um indivíduo magro e saudável não terá qualquer restrição em ingerir frutas doces, raízes e grãos integrais, mas não é a realidade das pessoas com problemas metabólicos (obesidade e diabetes, por exemplo) que se beneficiam, sim, da restrição mesmo desse tipo de alimento.
- Ingredientes medicinais (não podemos negar o avanço da ciência e o respeito ao método científico)
Pontos que creio terem sido negligenciados:
- Vida imersa na natureza
- Exposição ao sol
- Respeito ao ritmo circadiano.
- Mínimo uso de tecnologias, que eventualmente “facilitariam” o trabalho.
- Peixes e carnes em geral presente em praticamente todas dietas (à excessão dos adventistas de Loma Linda)
- Mínima exposição à toxinas ambientais
O que realmente me chama a atenção é quão fácil seria, a partir desses exemplos, mudar a direção da saúde, para melhor, de uma legião de pessoas com pequenos ajustes deliberados em nosso estilo de vida!